sábado, 27 de agosto de 2016

Um projeto extremamente simples está revolucionando a vida de quem precisa transportar água


Diante de problemas extremamente complexos, a solução definitiva nem sempre está ao nosso alcance, mas isso não significa que nada possa ser feito. Os engenheiros sul-africanos Pettie Petzer e Johan Jonker são exemplos disso. Eles bolaram um jeito extremamente simples de contribuir com a árdua tarefa de transportar água enfrentada por milhares de pessoas em seu país – principalmente por mulheres e crianças.
Para substituir os baldes, que são limitados e de difícil transporte – geralmente carregados na cabeça, o que traz uma série de problemas ao corpo -, eles criaram o “Hippo Water Roller”. O novo dispositivo consiste em um barril que, conectado a um eixo, rola sobre o chão.


Iniciado na África do Sul em 1994, o projeto já se expandiu e provocou impacto social em mais de 20 outros países. Além de ser muito mais fácil de carregar, o “Hippo Water Roller” armazena cerca de 90 litros de água, um volume praticamente impossível de ser transportado num balde na cabeça. Há versões mais equipadas que possuem também filtro que torna a água apropriada para o consumo.
De acordo com os realizadores do projeto, até setembro de 2015, aproximadamente 46 mil barris do tipo haviam sido distribuído, beneficiando até 300 mil pessoas – já que é considerada uma média de 7 pessoas por família.

sábado, 6 de agosto de 2016

A mente brilhante por trás dos Looney tunes

O nome Chuck Jones talvez não chame atenção à primeira vista, mas você com certeza já viu alguma animação dirigida por ele.


Explico: Jones foi um dos principais diretores de desenhos da Warner Bros durante mais de 20 anos.
Dirigiu uma quantidade especial de episódios dos Looney Tunes, mais ou menos 200 de 1938 até 1962. Episódios que passam (e encantam!) até hoje.
Todo o sistema de piadas “expectativa X realidade”, as características centrais dos personagens, suas motivações e a forma como se movem; tudo isso foi desenvolvido minuciosamente pelo diretor.
Sempre prezando pelo minimalismo, Chuck Jones criou as bases do humor e dos desenhos tal qual os conhecemos.